Estudos Biblicos, saiba como se defender das seitas em um mundo moderno.

Blog do JS

Voc? tem que nascer denovo!!!

Posted by jesusesalvador on December 29, 2010 at 12:42 PM



Como um pecador pode obter o perdão e conquistar a perfeita justiça de Cristo? Como alguém que é pecador por natureza, pode ser um participante da divina natureza?

Como Jesus disse ao fariseu chamado Nicodemos: "Você deve nascer de novo" (Jo 3.3). Nicodemos disse que essa seria uma exigência impossível, pois: "Como pode um homem nascer, sendo velho?" (Jo 3.4). Jesus simplesmente reiterou: "Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido de carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo"(vs. 5-7).

Jesus falava de um renascimento espiritual, de um ato de regeneração divina. Nicodemos estava certo ao dizer que o novo nascimento não é algo que ele pudesse alcançar por si mesmo. E uma obra soberana do Espírito de Deus, que não pode ser controlada por meios humanos: "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito" (v.  A salvação é uma obra completamente divina.

Se estiver lendo este livro como um descrente ou como alguém que está inseguro sobre o seu novo nascimento, você pode ser levado pelo desespero. Se o Espírito trabalha soberanamente quando, onde e em quem ele deseja, nós não estamos diante um dilema impossível? Você poderia perguntar como as pessoas que ouviram a pregação de Pedro no Pentecoste: "Que faremos?" (At 2.37) — ou como o carcereiro em Filipos: "Que devo fazer para que seja salvo?" (At 16.30). Se este é o apelo do seu coração, o Espírito de Deus já está trabalhando no seu íntimo. Deus estabeleceu um tempo, e agora é este tempo: "Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação" (2Co 6.2). "Diz o Espírito Santo: se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração" (Hb 3.7 .O Espírito também estava trabalhando no coração de Nicodemos. E Jesus disse o que queria dele: "E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado, para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna" (Jo 3.14, 15). Nosso Senhor estava lembrando um acontecimento do Antigo Testamento, quando os israelitas tinham pecado contra Deus e murmuravam a Moisés: reclamavam que a jornada pelo deserto estava muito difícil, protestavam contra a escassez de água e comida (Nm 21.5). Deus os castigou enviando uma praga de serpentes venenosas. Muitos foram picados e morreram, e Moisés intercedeu em favor deles. O Senhor instruiu a Moisés: "Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá" (Nm 21.8. Moisés fez uma serpente de bronze e a colocou em uma haste como Deus havia ordenado. Os israelitas que haviam pecado tinham que somente olhar para a serpente e eram totalmente curados. Jesus também seria levantado, ele disse a Nicodemos, e quem quer que cresse nele seria salvo.

Nicodemos pode não ter entendido todos os aspectos do que Jesus dizia. Certamente não pensou que o modo que Jesus seria "levantado" seria em uma cruz de crucificação. Mas Nicodemos, como um estudioso do Antigo Testamento, estava totalmente familiarizado com o acontecimento da serpente de bronze. Ele conhecia essa história: aqueles que tinham que olhar para a serpente eram os israelitas rebeldes, que haviam pecado. E aqueles que olhassem para ela seriam curados somente pela graça milagrosa de Deus — não porque tomaram algum remédio, nem porque fizeram alguma coisa digna do favor divino, mas pura e simplesmente porque tiveram fé su¬ficiente para olhar e confiar na cura de Deus.

Como líder espiritual sobre todo Israel, Nicodemos, sem dúvida nenhuma, identificava-se com Moisés sempre que lia o relato da serpente de bronze. Jesus estava sugerindo que o lugar dele era junto com os israelitas pecadores. Em outras palavras, ele estava confrontando Nicodemos com sua pecaminosidade. Ele estava chamando Nicodemos ao arrependimento. Estava apelando a Nicodemos para que cresse nele como o Salvador que seria levantado, e assim, todo aquele que crer nele será salvo.

Em outras palavras: "Arrependei-vos e crede no evangelho" (Mc 1.15) era o apelo de Jesus a Nicodemos. Esta é a mensagem de Deus para todos os pecadores, e ele graciosamente faz um convite grande o suficiente "a todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jo 3.16; ênfase acrescentada). Enquanto estiver lendo isso, e não estiver certo da sua condição espiritual, ou ansiar pela libertação do seu pecado, esta também é a mensagem de Deus para você: "Pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim. Olhai para mim e sedes salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" (Is 45.21, 22; ênfase acrescentada). Ou como uma tradução contemporânea versa: "Volte-se para mim e serás salvo".


Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply Miguel Chacon
8:33 PM on January 25, 2011 
Qual aligaao dos Maonicos na Familia ,por que a maonaria nao aceita pessoas Deficientes

Contador de Visitas